ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 23 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 9,41-50

Sim, seja quem for que vos der a beber um copo de água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.? ?E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria para ele atarem-lhe ao pescoço uma dessas mós que são giradas pelos jumentos, e lançarem-no ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de queda, corta-a; mais vale entrares mutilado na vida, do que, com as duas mãos, ires para a Geena, para o fogo que não se apaga, onde o verme não morre e o fogo não se apaga. Se o teu pé é para ti ocasião de queda, corta-o; mais vale entrares coxo na vida, do que, com os dois pés, seres lançado à Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga. E se um dos teus olhos é para ti ocasião de queda, arranca-o; mais vale entrares com um só no Reino de Deus, do que, com os dois olhos, seres lançado à Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga. Todos serão salgados com fogo. O sal é coisa boa; mas, se o sal ficar insosso, com que haveis de o temperar? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.?

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

"Quem der ainda que seja apenas um copo de água a um destes pequeninos, por ser meu discípulo, não perderá a sua recompensa", diz Jesus. Em nome de Jesus, os discípulos podem receber aquele copo de água que indica que fomos acolhidos. Dar de beber era o gesto de acolhimento do peregrino e do viandante, eles, diz Jesus, recebê-lo-ão porque são de Cristo. É de Cristo aquele que decide que já não pertence a si mesmo, de quem escolhe não só a liberdade mas também a humildade de pertencer a Ele. Pertencem-Lhe os pobres, os que nada têm, os muitos pequeninos para quem, até mesmo dar um copo de água (como refere o Evangelho de Mateus), significa a salvação de toda a vida e não perderão a sua recompensa. Na verdade, no acolhimento e no serviço, aqueles que são acolhidos e servidos confundem-se com aqueles que acolhem e servem. Devemos recordar-nos sempre que tudo o que fazemos é, na verdade, sempre e só em Seu nome e não no nosso, e quanta atenção, sabedoria, inteligência devemos usar sabendo que levamos o nome de Jesus, que somos cristãos. Jesus usa palavras fortes para quem se escandaliza "a um destes pequeninos" que acreditam n'Ele! Escândalo são as palavras duras, a pouca esperança, a indiferença diante do mal. O escândalo consiste em recusar aquele copo de água. O escândalo são as leis pensadas para não salvar as pessoas no mar, para dificultar a solidariedade. É a lógica diabólica do "primeiro eu". O escândalo é sempre um facto concreto, por exemplo, as mãos apontadas contra o próximo, ou mantidas fechadas por avareza, os olhos que se voltam para o outro lado. Eis a necessidade de cortar, porque não há compromisso possível com o mal. E cortar não significa perder, mas encontrar: ganhar um olhar bondoso, uma mão generosa, um gesto de amor. Mais vale perder qualquer coisa do que a alma e o coração dentro de nós.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO