Memória de São João Crisóstomo (+407) dito, "Boca de ouro", bispo e doutor da Igreja. A liturgia mais comum da Igreja bizantina tem o seu nome.
Memória de São João Crisóstomo (+407) dito, "Boca de ouro", bispo e doutor da Igreja. A liturgia mais comum da Igreja bizantina tem o seu nome.
Leitura da Palavra de Deus
Aleluia aleluia, aleluia
Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos
Aleluia aleluia, aleluia
São Lucas 6,39-42
Jesus disse-lhes ainda esta parábola: «Um cego pode guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? Não está o discípulo acima do mestre, mas o discípulo bem formado será como o mestre. Porque reparas no argueiro que está na vista do teu irmão, e não reparas na trave que está na tua própria vista? Como podes dizer ao teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o argueiro da tua vista', tu que não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e, então, verás para tirar o argueiro da vista do teu irmão.»
Aleluia aleluia, aleluia
O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos
Aleluia aleluia, aleluia
Jesus continua o Seu ensinamento expondo uma série de máximas de sabedoria humana e espiritual que entrega aos discípulos. E expressa-as na linguagem dos "provérbios" para que sejam compreendidas por todos e possam inspirar concretamente os nossos comportamentos. A imagem do cego que não pode guiar um outro cego admoesta todos, sobretudo, aqueles que têm alguma responsabilidade de governo que devem saber ter os olhos sempre abertos sobre o Evangelho, estarem atentos à própria vida interior, verem o que há de bom e de belo à volta deles, caso contrário seremos todos cegos sem a possibilidade de ajudar ninguém. Jesus recorda depois, que nenhum discípulo deve aspirar em se tornar maior que o Mestre. Isto é, qualquer discípulo, mesmo quando tiver feito progressos na sabedoria, nunca deve cair na tentação de prescindir da escuta do Evangelho. Ao máximo, o discípulo deve tornar-se ele mesmo evangélico, isto é, com os mesmos sentimentos que Jesus tinha, então "será como o seu mestre". Não é fácil considerar os outros acima de nós mesmos. Por isso, este Evangelho insiste. E exorta-nos a assumir sempre uma nova atitude para com o próximo, a do amor e não a do julgamento. O amor abre os olhos do coração para ver, para se comover e para ir ao encontro dos outros com misericórdia e humildade.