Vídeo de hoje

Da Campânia à Polónia para encontrar e acolher os refugiados da guerra na Ucrânia: a viagem de Dom Giuseppe Mazzafaro

Da Campânia à Polónia, para acolher e dirigir refugiados da Ucrânia. Esta é a viagem que trouxe Dom Giuseppe Mazzafaro, bispo de Cerreto Sannita, a Varsóvia, onde se encontrou, juntamente com a Comunidade de Sant'Egidio, com muitas pessoas a fugir da guerra.

Em Varsóvia, mais de 300.000 mulheres, crianças e idosos estão em trânsito na estação ou alojados em centros temporários, em paróquias e casas generosamente disponibilizadas pelos polacos. Para aliviar a pressão sobre Varsóvia, a "Estação Europa" foi aberta nos arredores da cidade, em Nadarzyn, um grande centro que pode acomodar 7.000 pessoas, de onde partem diariamente autocarros para vários países.

Aqui o Bispo Mazzafaro encontrou histórias dramáticas, como a de Natasha, uma mulher com deficiência, que vivia em Kiev e foi acompanhada pela Comunidade de Sant'Egidio. Ela também foi evacuada e está agora em Nadarzyn. O bispo disse: "Somos como ovelhas perdidas", Natasha disse-me depois de beijar a cruz peitoral representando Jesus, o Bom Pastor, carregando uma ovelha nos seus ombros: "Já não estão perdidas", disse-lhe eu, "encontrámo-vos de novo e agora vamos caminhar juntos". Outra mulher, também em Nadarzyn: gritava " Padre, Padre" ao vir na nossa direcção. Pensei que ela precisava de ajuda, mas em vez disso ela queria pedir uma oração por Ilona, a sua filha de 16 anos, que morreu pelas bombas no primeiro dia da guerra. "Só peço isto: uma oração pela minha filha que já não existe".

Na sua viagem, D. Mazzafaro também conheceu os ciganos de Poznan, uma cidade no oeste da Polónia. Desde o início da guerra na Ucrânia, tem havido um aumento significativo do número de refugiados Roma ucranianos: todos os dias há cerca de 100 nos postos de fronteira. Muitos não têm documentos e muitas vezes não sabem para onde ir: são obrigados a acampar, ou são bloqueados dentro dos centros (Leia mais em Avvenire).

A sua fé cristã é o único recurso para muitos deles. Uma jovem mulher cigana encontrada em Poznan: "Conheci o Senhor e compreendi que a vida não consiste em pensar apenas em si própria, mas em cuidar uns dos outros. O amor que o Senhor me dá não posso guardar só para mim, mas tenho de o dar. Os meus dias estão cheios de muitas coisas, mas todos os dias tenho de parar durante meia hora e ler a Bíblia. Deus está lá”.

 

Emergência na Ucrânia:
o que estamos a fazer e o que podemos fazer »



Continuem a apoiar-nos

com a DOAÇÃO ONLINE;

divulgando o APELO de Andrea Riccardi para "Kiev cidade aberta" para que cessem as hostilidades e a violência contra a população civil.

Participando na RECOLHA DE MEDICAMENTOS

Para obter informações ou outros tipos de ajuda por favor CONTACTE-NOS

Onde estamos

56
8
2
9



 

BESbswy